quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tigre Siberiano




Tigre Siberiano
Nome Científico: Panthera Tigris
Nome: Tigre ( macho ); Tigresa ( fêmea )
Tempo de vida: 20 anos.
Classificação científica
Os tigres pertencem à classe Mammália, ordem Carnívora. São da família do gato, ordem Felidae, e do gênero Panthera. Todos os tigres são da mesma espécie, Panthera Tigris.
Período de gestação: 98 a 109 dias.
Onde vivem
Ásia: Fronteira da Manchúria e Sibéria às Ilhas de Borneu e Sumatra,China, Índia, Irã, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Nepal, Bangladesh, e na Indonésia.
Habitat
Floretas úmidas, bosques e estepes geladas.
O tigre é o maior dos felinos, e encontrado somente na Ásia. Os tigres podem viver em quase todos os climas. Necessitam de sombra, água e presas.
Destruidor e agressivo, o tigre pode ser considerado o mais ameaçador dos felídeos.
É também um animal extremamente ágil e flexível, tornando-se um caçador voraz e perigoso. Seus movimentos são rápidos e suaves, o que faz com que a presa só perceba sua presença quando é tarde demais. Silencioso, ele se esgueira oculto pela vegetação até as proximidades de lagos e rios, onde fica aguardando a caça. Em geral o tigre ataca qualquer mamífero, evitando os mais robustos, como os elefantes. Entretanto, suas vítimas prediletas são os javalis, cervos e antílopes. Dizem que, com fome, ele ataca qualquer animal que caminhe ou voe.
Como o Tigre Caça: Os tigres preferem prezas grandes, como o veado, o antílope, bois e porcos (os bois não são tipicamente um prato favorito do caso dos tigres da Sibéria, pois, os tigres temem e respeitam o território do homem, então vilarejos e pequenas comunidades não são sofrem ataques de tigres, mas há moradores destes vilarejos que dizem terem visto tigres feridos, vagando pelos vilarejos da Sibéria).
Alguns tigres caçam filhotes de elefantes, Também comem aves, símios, tartarugas e sapos. Os tigres gostam especialmente de porcos-espinhos, mas os espinhos destes as vezes cravam-se no corpo do tigre, causando ferimentos dolorosos.
O tigre geralmente caça a noite andando no rastro de animais ao longo dos leitos dos rios. Um tigre depende de usar seus olhos penetrantes e de seus ouvidos aguçados, mas também pode em usar seu olfato.Os dentes do tigre são bem apropriados, tanto para segurar a presa como para arrancar pedaços de carne.
Os tigres são extremamente velozes em distâncias curtas e podem saltar até 9m. Mas se o tigre não consegue apanhar logo a sua presa, geralmente desiste porque se cansa rapidamente. Pode passar até uma semana sem caça bem-sucedida. Depois de matar um animal, o arrasta para um local bem encoberto, prefere próximo à água.
Os músculos do pescoço, espáduas e pernas dianteiras do tigre são muito robustas. Um tigre pode arrastar o corpo de um búfalo-d'água de mais de 200kg por quase 0,5km. Os tigres são bons nadadores e podem nadar nos rios ou de uma ilha à outra à procura de uma presa. Nos dias quentes, gostam de refrescar-se na água, podem subir em árvores facilmente, mas não o fazem em geral.
Tamanho
O macho chega a medir 2 metros de comprimento (sem a cauda). A fêmea, não costuma ultrapassar de 1,7 metro, o macho pesa em média 190 quilos (podendo chegar até 300 quilos) e a fêmea
Pesa cerca de 150 quilos.
Pelagem
Sua pelagem do amarelo acastanhado ao laranja-avermelhado, com listras pretas que variam muito de comprimento, largura e espaçamento. A pelagem da garganta, barriga e parte é esbranquiçada. Muitos tigres tem um colar ao redor da cabeça, mas esses pelos não são tão longos quanto a juba do leão.
Os tigres da Manchúria, onde inverno é muito frio, tem a pelagem longa e felpuda. O tigre difere do leão pelas listras e pela pelagem mais colorida. Mas as duas espécies tem o corpo parecidos. Tigres e leões tem-se acasalado nos jardins zoológicos, tendo grande êxito nos Estados Unidos, a cria é um belo animal, sendo o macho com uma pequena juba pelagem acastanhada para o alaranjado e poucas listras a fêmea difere por não ter a pequena juba. A pelagem listrada ajuda o tigre a desenvolver uma espécie de invisibilidade, que ajuda muito na caça.
A maior subespécie
O Tigre Siberiano, bateu o recorde de tamanho entre os felídeos. Foi encontrado um animal com 2,6 metros de comprimento e pesava 320 quilos, maior que qualquer leão já visto.
O Tigre é um animal solitário
Raramente é visto em companhia de outro tigre, somente no caso da fêmea estar no cio, o tigre macho se torna um grande companheiro da fêmea, só não garante fidelidade a ela, pois o tigre macho, cumpre a risca as suas leis territoriais, assim fazendo todas as fêmeas de seu território suas companheiras, já a tigresa e seus filhotes ficam mais ou menos um ano e meio, neste espaço de tempo a mãe dedicada cuida de sua cria, o alimenta, ensina a caçar e até toma iniciativa em suas brincadeiras, ao contrario do que afirmam alguns estudiosos.
Atualmente
O Tigre Siberiano está em forte extinção, a caça ao tigre diminuiu em 40%, mas não é o bastante, para este animal, que habitava desde o leste Russo até a Coréia do Sul ( pegando boa parte da China ), hoje em dia ele habita somente uma pequena parcela de terra na Sibéria, e corre muitos riscos, em sua reserva na Sibéria, passa uma longa estrada bem no meio, causando a morte de muitos tigres que por descuido ou até ousadia passam por ali. A caça ao tigre está ligada ao seu pelo, dentes e principalmente ao seu esqueleto, que é muito usado no Japão para fins medicinais ( mais ou menos como a cartilagem de tubarão ).
Fonte: www.geocities.com
REPRODUÇÃO
Sua gestação varia varia de 103 a 105 dias e nascem de 2 a 3 filhotes.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Sudoeste da Rússia até a Coréia

Nome Popular: Tigre Siberiano
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Tamanho/Peso: O macho pesa quase 200 kg e tem cerca de 2,7 m de comprimento. Já a fêmea pesa cerca de 135 kg e tem quase 2,5 de comprimento.
Alimentação: Preferem presas grandes como o veado, o antílope, bois e porcos selvagens. Alguns atacam filhotes de elefantes. Também comem pequenas presas como aves, símios, tartarugas e sapos.
Habitat: São encontrados principalmente em Bangladesh, Índia, Nepal e sudeste da Ásia, inclusive Sumatra; também uns poucos na China, Irã, Java, Coréia e ao longo da fronteira entre a Sibéria e a Manchúria.
Curiosidades: Podem saltar até 9 m e comer até 25 kg de carne numa noite. Podem nadar em rios e de uma ilha à outra por causa de uma presa. Seus hábitos de caça são diurnos e sua temida presença é anunciada, com gritos de alarme, pela gralhas, pavões e macacos nas copas das árvores.
Reprodução: Tem um período de gestação de 98 a 109 dias e cria de 1 a 6 filhotes duas vezes na vida.
Fonte: www.betocarrero.com.br
Tigre Siberiano
O Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica) é a subespécie de tigre mais setentrional e uma das 5 subespécies de tigre ainda existentes hoje em dia. O siberiano é o maior das espécies de tigres. Sua densa pelagem permite que ele enfrente o intenso frio da região em que vive. Excelente caçador, muitas vezes consegue aproximar-se de suas vítimas sem que elas percebam.
Foi, porém, amplamente caçado devido à sua maravilhosa pelagem. Restam hoje apenas 200 animais vivendo em liberdade, que vêm sendo preservados em áreas epeciais.
Fonte: portalbururu.sites.uol.com.br
CARACTERÍSTICAS
De todos os felinos existentes na natureza, o Tigre Siberiano é o maior de todos. Os machos podem chegar a pesar mais de 300 quilos. Na natureza o maior Tigre Siberiano já encontrado pesava 386 quilos, enquanto que o maior em cativeiro pesava 423 quilos. Em relação às outras subespécies de tigre, têm um pelagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar aonde vive, aonde os invernos são rigorosos e com neve.
Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e coníferas, e suas presas são alces, javalis, renas e cervos.
RELAÇÃO COM OS HUMANOS
O tigre é muito respeitado pelos povos nativos da região, tal como no resto da Ásia. O povo Udege refere-se ao tigre como o Amba(grande soberano). Também o consideram o protetor da planta médica, ginseng. E ataques entre tigres siberianos e seres humanos, apesar da proximidade, são raros, sendo a maioria deles causada quando um tigre é surpreendido e sentindo-se ameaçado.
SITUAÇÃO ATUAL
Até o começo do século XX os tigres siberianos viviam espelhados pela Manchúria (região nordeste da China), sudeste da Sibéria, Coréia e nordeste da Mongólia. Em 1905 foram encontrados tigres na região do rio Aldan, a 60 graus de latitude de norte, mesma latitude de cidades como São Petersburgo, Oslo, Uppsala e Estocolmo. Também foram vistos tigres cruzando no inverno o estreito da Tartária, chegando até a ilha Sakhalina. Porém tal situação começou a mudar na primeira década do século XX, quando passou a ser brutalmente caçado em meio a construção das ferrovias Transiberiana e Transmachuriana, e nos anos 1920 foram extintos da Coréia do Sul. Como resultado seus números foram reduzidos a não mais do que 30 indíviduos na época da Segunda Guerra Mundial. Em 1947 passaram a ser protegidos por lei pelo governo soviético e os tigres recuperaram parte de seu número original.
Eis que no dia 25 de dezembro de 1991 a União Soviética, após uma longa crise política, deixou de existir e a fiscalização das fronteiras ficou muito enfraquecida. Como resultado muitos caçadores vindos de países vizinhos tais como China, Coréia do Sul e Japão atravessaram as fronteiras e os números dos tigres foram reduzidos para 200 em 1994.
Porém com o esforços conservacionistas e de patrulhas anti-caça, seus números subiram para entre 300 a 400 em 2004. Atualmente se encontram restritos à região dos montes Sikhote Alin, no sudeste da Sibéria, perto das fronteiras com a China e a Coréia do Norte.
As grandes ameaças que pairam para com os tigres siberianos hoje em dia são o comércio de órgãos na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.
Fonte: pt.wikipedia.org