sábado, 9 de maio de 2015

Gavião-Carijó

                      
                           Gavião-Carijó

O gavião-Carijó é uma especie de gavião que habita diferente habitats variando entre o México, a Argentina e ate mesmo em todo o Brasil.

Esta ave de rapina pesa entre 250 e 300 gramas e chegar a ter um tamanho de 31 a 41 Centímetros, nesta especie de gavião os machos são 20% menores que as fêmeas. Os adultos dessa especie têm características únicas como por exemplo a ponta do bico negra em contraste com sua base que se encontra em um amarelo vivo diferente de seus membros mais jovens que sem essa caraterísticas podem facilmente serem confundidos com outros gaviões de outras especies, também não podemos deixar de notar sua cauda listrada, é

de como suas asas passam de  marrom para cinza a medida que a ave vai ficando mais velha. 

Sua grande distribuição geográfica faz com que sua alimentação seja bem variada de acordo com o local onde cade ave vive, no entanto sabe-se que ele come lagartos, outras aves, é ate mesmo morcegos. 
Os gaviões-Carijó são do tipo de aves que vivem em casais, eles tem seus ninhos geralmente no topo das árvores e são feitos de gravetos cobertos de folhas secas e chagam ter ate meio metro de comprimento. Uma coisa curiosa sobre essas aves e que diferentes das demais as fêmeas possuem dois ovários logo normalmente poem dois ovos de cada vez, entre o período de encubação dos ovos  a fêmea é alimentada pelo seu companheiro. A estrutura de seus ovos geralmente são manchados de cores que vareiam muito de uma para outra.